terça-feira, 31 de maio de 2011

Me Singing "Smile" by Charlie Chaplin in memory of Michael Jackson


O poder do sorriso


Sempre me chamou a atenção a frase, “ sorria, você está sendo filmado”, que encontro em alguns estabelecimentos.Pela força da expressão, não é que às vezes me pego sorrindo?. Também acho muito simpática, a figura de um círculo onde se desenha um rosto sorrindo com a inscrição “ smile”. Ainda em relação ao tema, existe uma música lindíssima Smile escrita por John Turner e por Geoffrei Persons e musicada pelo gênio Charles Chaplin para o filme Tempos  Modernos. A sua versão brasileira foi feita por João de Barros, o Braguinha.
Smile!”... Sorria! Sorria como nosso eterno Carlitos, que com seu jeito de “adorável vagabundo”, expressava o verdadeiro sentimento humano. Dizia tudo sem falar uma só palavra... Bastava que aquele olhar enigmático encontrasse o nosso para demonstrar que há pureza na humanidade...
  Como há esperança em cada dia que nasce! A esperança que não permitirá que os bons padeçam nas situações amargas e infelizes desses nossos tempos tão difíceis, tão complicados
Daí, fiquei pensando no poder do sorriso. É muito comum as pessoas dizerem que quem sorri contagia o ambiente, mas também existe o conceito de quem vive rindo não quer nada com a vida, como se para ser responsável é preciso andar de cara fechada.
Dou muito mais valor ao sorriso que traz a paz, abre portas do que ficar de cara amarrada que só traz marcas de expressão profunda nos corações.
Dizem que esse gesto simples e automático de sorrir ‘ endorfiniza”, isto é, libera endorfinas e faz muito bem para a saúde, fazendo com que o  stress desapareça.
“ Como é que você consegue estar sempre sorrindo, o que faz para ficar sempre alegre? Perguntaram a uma mulher famosa.
E ela explicou que também tinha como todo mundo, os seus momentos de tristeza, cansaço, de inquietude, de mal-estar. “ Mas conheço o remédio para esses momentos: sair de mim mesma, interessar-me pelos demais, compreender que aqueles que nos rodeiam têm o direito de nos ver alegres”. “ Penso que quando sorrio e me mostro alegre passo felicidade aos demais . E ao passar essa felicidade, acontece como um reflexo, que traz mais felicidade para dentro de mim também.”
Antoine Saint- Exupéry diz: “ No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele” .
O sorriso traduz um estado da alma e é por isso que o homem é o único animal que sorri: e como é dotado de inteligência e vontade pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas corram menos bem.
Quando duas pessoas se enamoram e se olham, a primeira coisa que acontece  é o sorriso porque não precisam de palavras no primeiro momento para dizer o que sentem.
No entanto, o  sorriso pode apresentar dois lados: pode dissipar uma angústia se for simpático ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade se for sincero e transparente ou um afastamento se for hipócrita; pode humilhar de forma irreversível se não for autêntico e espontâneo.
Mas também há quem desvirtua o sorriso! Será que podemos chamar de sorriso o que vemos no rosto dos que assinam os “ tratados de paz e cooperação”, dos que prometem mas não cumprem , dos que vão ao povo somente nas épocas das eleições? Não, o que vemos não passa de um esgar.
O sorriso tem um valor incalculável, e está ao alcance de todos – o pobre não tem desculpa de não ter condições de dá-lo e o rico de dizer que não precisa dele.
A Bíblia recomenda: “ Não negues o bem àqueles a quem é devido, quando estiver no poder da tua mão fazê-lo ( Provérbios 3.27) . Sorrir é um gesto tão simples, mas produz um grande  bem para nós e para os outros. Faça um esforço para compartilhar com outros essa  dádiva de valor incalculável – um sorriso amigo.
Um sorriso diz: Eu gosto de você! Você me faz feliz! Estou feliz em te ver! Estou feliz em estar aqui!
Até os animais ficam felizes de nos ver sorrindo,tanto que  pulam em cima de nós abanando o rabo de contentamento como uma forma de retribuir o  sorriso. O sorriso de um bebê tem efeito ainda maior.
É muito melhor lidar com um simples funcionário que pode não ter o segundo grau completo, mas tem um sorriso simpático, do que alguém com PhD ou doutorado, mas com cara feia. Quem por ventura, nunca comprou algo de que na verdade não precisava porque aquele vendedor ou vendedora foi tão simpático, atencioso e tão sorridente? E olhe que conheço nessa praça muitos sorrisos simpáticos, sinceros e bonitos de profissionais  que sabem o valor do sorriso, não só o comercial, mas o que vem do coração! E quantas vezes precisamos desses sorrisos! E é bom que se retribua!
A pessoa que mais precisa de um sorriso é a que não tem para dar.
Nós seres humanos, sorrimos pouco. Para ser feliz é preciso aprender a sorrir. O sorriso é um hábito que deve ser desenvolvido pelo exercício e pela prática, portanto, sorria de nada, sorria para dentro, para os outros, para a gente e até mesmo nas adversidades.
Nas cortes da Idade Média, o “bobo da corte” podia ser tudo, menos bobo: muitas vezes era ele quem tinha a visão mais apurada e  verdadeira do reino, e, sob forma de piada e chacota, só ele tinha em muitos casos a possibilidade de expressar suas opiniões e o que se passava. Pior: o rei achava a maior graça! O rei, sem saber, ria de si mesmo... o que hoje é uma virtude!
Rir de si próprio é uma qualidade que pouca gente desenvolve . Sobre isso, lí a seguinte frase:
“ Feliz é aquele que pode rir de si mesmo. Ele nunca deixa de se divertir...
Li e passo para vocês:
“ Se o dinheiro está curto... sorria . O sorriso atrai a prosperidade.
Se está havendo conflitos na família... sorria! O sorriso dissolve as energias  pesadas.
Se no trabalho, o progresso parece lento... sorria. O sorriso abre portas para novas possibilidades.
Se alguns amigos a desapontaram... sorria. O sorriso é um imã para novas amizades.
Se sua saúde não está bem... sorria. O sorriso fortalece as defesas do corpo.
Se a idade o preocupa... sorria. O sorriso emite a luz da jovialidade.
Se a solidão aparecer... sorria. O sorriso conquista boas companhias.”
No entanto, há momentos na vida em que não dá para sorrir.Então chore, “ que é bom, mas não deixa ninguém perceber, pois a lágrima feita de amor, vira flor pelo bem que ela faz.”
E quem depois do choro, não sorri diante de uma flor?
Então sorri...! Mesmo porque você está sendo filmado ...por Deus e Ele com certeza está retribuindo seu sorriso!


Dilene Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário