quarta-feira, 28 de junho de 2017

SEGUNDO O DICIONÁRIO HOUAISS... ( Dilene Germano)


Segundo o dicionário Houaiss online, Velhice, substantivo comum abstrato feminino, quer dizer “estado decadente de qualquer coisa de longa existência, por perda de viço ou deterioração”.
Céus...!!!! Essas palavras  são como pedradas, fala sério!!!!!! Em seguida ele tenta me bajular um pouco, dizendo: “no homem, a velhice se manifesta aos 65 anos; numa águia, aos 12; num cachorro, aos 15; num papagaio, aos 20; numa tartaruga, aos 100 anos. Nos tempos bíblicos, a raça humana custava muito a envelhecer. Noé só deu mostra de velhice aos 400 anos e Matusalém teve cabelos brancos somente depois de 800!”
E eu???....Não..., estou muito bem, obrigada.  Preciso viver tanto não. Mas estou  encarando a chegada da idade mais avançada, sem duvida! Como um tempo de selecionar mais o excesso de informações de todo dia, sem deixar de manter a mente aberta, mas em repouso. Focada no que me faz bem como pessoa.  Ter um tempo pra não fazer nada também,  o que já é um luxo para muito poucos.
Não sei se chego aos 80, 90, 100, mas vale a pena tentar.
Fique na paz!

Dilene Germano

segunda-feira, 26 de junho de 2017

TODOS OS TONS DE ROSA (Dilene Germano)

Há muito troquei meu mundinho cor de rosa clarinho. Sei que estou crescida, e continuo amando a cor rosa só que na minha vida hoje é  rosa choque, pink, fúcsia...todos os tons de rosa.
A mulher tem que ser multifuncional. Mãe, amante, esposa, irmã, sogra, filha... É por isso que tudo é tão mais complicado para ela. Tem que se virar nos 30 sempre.
Uma festa qualquer, não é uma festa qualquer para a mulher.
Um corte de cabelo também não. E uma escova? Affffff. Manicure???? O meu alicate, por favor!!!
Ah...sapatos...!!!!Cinco pares de sapatos/sandálias pretos são extremamente necessários. Um é esportivo, outro social, outro clássico, uma rasteira...
A roupa pode ser linda, mas se o tecido dela não cair bem, já era.
O pretinho báaaasico (nem sempre tão básico assim)...
Maquiagem, bolsa, sapato, compras, amigas, cabelereiro, fofocas( apenas uns comentariozinhos, rsrsrs)... tudo isso envolve o universo feminino!!!Eu gosto!!!
Somos fúteis? Pode ser... A gente gostar de exercer nosso papel feminino e fazer todas as coisas citadas acima, isso não quer dizer que não ligamos para as questões espirituais, sociais, políticas e amorosas... Muito pelo contrário, significa que além de toda nossa loucura, ainda conseguimos dar conta de assuntos de outras esferas!!!
                                   "...Por isso não provoque
                                    É cor de rosa-choque..."
 Movida pela cor rosa choque, segundo Rita Lee e Roberto de Carvalho, estou decidida:
  A acreditar mais em mim, na minha intuição... A tocar novos planos...
 A seguir as batidas do meu coração , sem me preocupar com o que os outros pensam... A fazer tudo de novo, como se fosse a primeira vez...
A ser feliz porque sim...
Beijos Cor de Rosa Choque!

Dilene Germano

quarta-feira, 21 de junho de 2017

PALAVRAS DE AVÓ: QUANDO VOCÊ ESTIVER TRISTE: TRANCE O SEU CABELO!(Dilene Germano)


Na infância,  adorava quando minha mãe  fazia tranças em mim. Era uma coisa tão boa, gostosa , que nunca pensei na força que me trazia, e que até hoje a simples lembrança dela ainda me traz.

Como um ato tão simples pode ser tão rico. Só mesmo a tradição para nos lembrar quanta coisa pode estar por trás de um gesto.

É disso que fala esse texto poético que achei na net A autora é uma mexicana contemporânea, chama-se Paola Klug . (Historia contada pelas ‘abuelas’ da Nicaragua)

“Minha avó me dizia: quando te sintas triste, menina, entrança o cabelo, prende a dor na madeixa e deixa escapar o cabelo solto somente quando o vento do norte sopre com força. O nosso cabelo é uma rede capaz de apanhar tudo, é forte como as raízes do cipreste e suave como a espuma do atole.

Que não te apanhe desprevenida a melancolia, minha neta, ainda que tenhas o coração despedaçado ou os ossos frios com alguma ausência. Não deixes que a tristeza entre em ti com o teu cabelo solto, porque ela irá fluir em cascata através dos canais que a lua traçou no teu corpo.

Trança a tua tristeza, dizia. Trança sempre a tua tristeza.

E na manhã, ao acordar com o canto do pássaro, ele encontrará a tristeza pálida e desvanecida entre o trançar dos teus cabelos”…

E homenageando esse maravilhoso texto , trancei meu cabelo. Não há tristeza que não se entrelace...
Dilene Germano

Fique na paz!

terça-feira, 20 de junho de 2017

OH...CÉUS...TEM UMA BARATA NO MEU QUARTO!!!! (Dilene Germano)



Sábado. lá no sitio, entrei no quarto pra dormir e tinha uma barata enorme me encarando ao pé da cama. Abri a porta achando que ela ia sair, e ela correu pra  debaixo do criado-mudo.. Eu corri atrás pra esmagá-la com a sandália, mas fiquei sapateando e não consegui pisar em cima.... uma mistura de nojo, pavor e ridículo... gente bonita... porque eu não gosto nem um pouco de baratas. ainda mais as que voam.
Agora imagina se vou conseguir dormir, tendo uma dessa no meu quarto... sem saber bem onde ela está... que pode voar pra cima de mim a qualquer momento...E se aquela barata de 10 cm cascuda pousar na minha boca e me der selinho ?!?!!
Gente bonita, eu não mereço, viu?
Rezem por mim... Tenho trauma desses insetos. eu sei que insetos estão sempre presentes nas casas de quem mora na roça, é o meio ambiente deles. até aceito que eles façam parte da cadeia alimentar, e etc. mas não dá pra ser perto de mim.
Dizem que a gente pode congelá-la...e depois descongelar que ela vai continuar viva...pode até queimar a maldita que ela resiste... e dizem até que se a mãe for pega com um aerossol, os filhotes nascem com resistência...malditos! O jeito é o chinelo mesmo!!!!
E sim, fiquei procurando a maldita barata ontem à noite, demorou, mas encontrei e lhe dei o destino merecido...
Desculpa o desabafo... Que me perdoem os defensores ortodoxos dos animais, porém barata pode, ainda mais quando a pessoa morre de medo desse bichinho.
ODEIO BARATAS! Dormi tardíssimo e acordei mais tarde ainda.
Fique na Paz!
Dilene Germano

segunda-feira, 19 de junho de 2017

BOM DIA, SEGUNDA-FEIRA!!!!! (Dilene Germano)

Olá, gente bonita,ótimo dia a todos! Sei que parece estranho, eu, que tanto já disse aqui que sou uma odiadora de segundas-feiras, estar desejando uma “ótima segunda-feira”.
Não, isso não é ironia! É que percebi que, começar a semana com aquela negatividade toda não é legal e gera mais negatividade ainda para as demais coisas que vamos fazer.Então: SORRIA
Vamos seguir o conselho de Mario Quintana:
“Agradeça pela sensação de recomeço que cada segunda nos dá.
Exclua os problemas da mente, valorize as coisas boas que te acontecem durante o dia, a semana…Pense nelas…Espere coisas boas...
Surpresas agradáveis. ..Faça por onde...”
“Lembre-se, as vezes é sorte, mas na maioria das vezes é merecimento!”
Ah! Músicas animadas sempre ajudam. Escolhi colocar aqui, as que eu acho que animam a ‘vibe’ de qualquer segunda-feira:
Fique na Paz!

Dilene Germano