terça-feira, 13 de setembro de 2011

"É PRIMAVERA...TE AMO..."

“ È PRIMAVERA...TE AMO!”

“Tudo o que acontece com a Terra acontece com os filhos da Terra. O homem não tece a teia da vida ; ele é apenas um fio. Tudo o que faz à teia ele faz a si mesmo.”
           ( Chefe indígena morte-americano Seattle)

   Setembro! As árvores, as gramas mortas ou queimadas começam a renascer, as plantas murchas dos jardins começam a rejuvenescer, os passarinhos voltam ao seu bailado e suas canções alegres.  As pessoas se sentem mais abertas, mais contemplativas, mais bem humoradas. E as flores... elas passeiam por todos os cantos do mundo. Alimentam a alma e a fome dos pássaros e das abelhas. Ganham um carinho especial dos beija-flores e oferecem aos olhos dos mais diferentes seres, um universo perfeito!  Afinal, quem não se encanta com a primavera, quando há um perfume natural no ar? Ela é tão querida e esperada  que não lhe faltam homenagens principalmente de compositores, poetas, cantores, apaixonados,etc.
   Na antiga Grécia, conta-se a origem da primavera através do seguinte mito: Deméter, a Mãe Terra,tinha uma filha muito amada, chamada Perséfone. Um dia, Hades, o deus do reino dos mortos, rapta Perséfone e a leva para o seu mundo subterrâneo. A terra secou , não dando mais alimentos. Demeter desesperada, vai falar com Zeus, o deus dos deuses, para que Hades devolva sua filha, mas Perséfone havia comido uma romã enquanto estava com Hades, e tinha assim, simbolicamente, se ligado a ele.Então, Zeus teve a seguinte idéia: Perséfone passaria seis meses na Terra com a Mãe e voltaria ao mundo dos mortos durante os outros seis meses. A volta de Perséfone à Terra marcaria assim, o retorno da vida, da estação das flores e do tempo bom, com o início da primavera.
   E a primavera chegou... Tempo para escolhermos as melhores sementes e plantar. E para entender que é necessário respeitar a Mãe Terra.
    Terra! Mãe Natureza! Corpo vivo! Alma de Mulher ! Coração de Mãe!
   Forte... se impõe frente a qualquer adversidade, ampara todos os animais e tribos que se escondem em suas matas, rios e mares. Determinada... vence todos os obstáculos.      Generosa... oferece sombra, luz e cheiros.Carinhosa... todos os dias: na flor que nasce sem que a gente se dê conta do seu esforço em rasgar a terra e dar maior cor ao mundo; na brisa que envolve nosso rosto, despenteia o cabelo, passa as mãos nas costas e arrepia o corpo todo;  no sol, cujos raios são braços deliciosos  que acomoda a gente e nos faz sentirmos tão bem e até na chuva que molha a alma da gente, que limpa o rosto, num verdadeiro banho do céu. Encantadora...com todos os tons, sons e cores. Faz a gente lembrar da infância, faz surgir o nosso lado mais amável e, de quebra, nos faz mais apaixonados. Artista...ao mostrar as cores do arco-iris, ao sugerir poemas com as formas das nuvens, ao formar melodias com o barulho do mar, com os pingos da chuva caindo lentamente, ao permitir que possamos desenvolver nossa capacidade de nos deslumbrar com o que nos passa muitas vezes despercebido.Sofredora... quando seus filhos mais “ pródigos” – nós “ humanos” – promovem queimadas, maus tratos e descaso que a ferem de morte.
   Nem o sol resiste, e no final da tarde, é comum descer à terra e se refestelar num reconfortante  tapete gramado.
    As nuvens descansam de sua caminhada, empurradas pelo vento preguiçoso, rumo às copas  das árvores mais altas das montanhas.
   Banhada por rios e orvalhos, a mãe natureza ensina a nós – filhos travessos – como seremos melhores, mais suaves e ao mesmo tempo mais fortes.
    A primavera chegou... Tempo para entender e conscientizar da importância de nossas relações com a natureza. E ter realmente uma atitude digna de um filho maternalmente acolhido por nossa Mãe Terra!   Cuide muito bem da mãe natureza! Você não vai querer vê-la chorando assim! Vai?

Dilene Germano                                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário