quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mercedes Sosa - Gracias a La Vida


GRACIAS A LA VIDA
Dia do meu aniversário! O que isso significa para mim? Significa que eu tenho os anos que ainda virão e a cada um deles é tempo de reflexão. Depois de anos sem comemoração, ainda não é desta vez que soprarei as velinhas, reunirei amigos e familiares. Estou revendo conceitos e valores. Nada muda duma noite para outra. Até Roma não foi construída num dia.
Gostaria de dizer muita coisa, mas hoje não deu. Então, fica apenas o “ parabéns para mim, nesta data querida”, um agradecimento a todos e uma canção na voz de Mercedes Sosa, um hino de gratidão, que diz tudo o que eu queria dizer aqui hoje.
 Os versos são de Vileta Parra o vídeo  é em espanhol porque sua voz sempre me encanta e emociona. Mas vai a tradução, para ficar mais claro esse encantamento e essa emoção.
“Graças à vida que me deu tanto/ me deu dois olhos que quando os abro/ distinguo perfeitamente o preto do branco/ E no alto céu seu fundo estrelado/ E nas multidões o homem que eu amo.
Graças à vida que me deu tanto/ me deu ouvido que em todo seu comprimento/ Grava noite e dia grilos e canários/ martírios, turbinas, latidos, aguaceiros/ E a voz tão terna de meu bem amado.
Graças á vida que me deu tanto/ Me deu o som e o abecedário/ Com ele, as palavras que penso e declaro/ Mãe, amigo, irmão/ E luz iluminando a rota da alma do que estou amando.
Graças à vida que me deu tanto/ / me deu a marcha de meus pés cansados/ com eles andei cidades e charcos/ Parias, montanhas e planícies/ E a casa sua, sua rua e seu pálio.
Graças à vida que me deu tanto/ me deu o coração que agita seu  marco/Quando olho o fruto do cérebro humano/ Quando olho o bom tão longe do mal/ Quando olho o fundo de seus olhos claros.
Graças á vida que me deu tanto/ Me deu o riso e me deu o pranto/ assim eu distinguo fortuna de quebranto/ os dois materiais que formam meu canto/ e o canto de vocês que é o mesmo canto/ E o canto de todos que é o próprio canto.”
Então, “gracias a la vida que me há dado tanto”, e graças à Deus por ter me dado a vida!
Fique na Paz!
Dilene Germano




Nenhum comentário:

Postar um comentário