quinta-feira, 26 de julho de 2012

LEMBRANÇAS DE MINHA AVÓ

Hoje me veio à lembrança, duas pessoas que marcaram minha vida: minhas avós. Lembrei-me de suas frases, que na época não dava muita importância e hoje, reconheço suas sabedorias.  Por exemplo:  minha avó materna que cheguei a ter mais contato, sempre dizia quando alguém chegava até ela, angustiado, com problemas : “ se todos os problemas do mundo fossem esse...”. É uma frase simples, mas fazia muita gente colocar os pés no chão e ver que se os problemas eram grandes, muita coisa pior estava acontecendo ao redor do mundo.
E quando minha vó Maria dizia aconselhando minhas tias, em relação a namorados: “ Cuidado com a linha do caifás: você faz tanta conta e ele nada faz!” Eu não entendia muito bem na época, mas hoje...sábias palavras!
É, minha avó, a gente sempre tende a achar que nossos problemas são os únicos e os maiores do mundo! E é nessa hora que me lembro de você e suas sábias frases! 
Lembro-me delas também na cozinha de onde saiam coisas boas:  broa quente feita no fogão à lenha e com uma tampa cheia de brasa por cima da panela, da canja na panela de barro, leite quente com rapadura e angu, doce de mamão ralado, papas de milho verde, frango caipira com quiabo ou macarrão, a famosa limonada..Coisas simples, porém tão fortes que chego a sentir o cheiro de cada um!
Quando machucava, vovó virava enfermeira e o seu chá curava qualquer dor. Com certeza minha vó era feiticeira, pois sua reza me livrava de muitos castigos  provocados por  minhas travessuras. E não havia lugar mais confortável do que o colo de minha avó!
Nunca prestei atenção no físico de minhas avós. Para mim, elas  não eram  altas nem baixas, não eram gordas nem magras não eram feias nem bonitas.Porque vó que é vó não tem idade definida. E porque elas sublimam o exterior.
Minha avó era diferente até para dar broncas, tentar colocar de castigo. Vó é diferente de mãe.Dizem que enquanto a mãe educa a vó deseduca. Que erro de interpretação!Ao longo da vida, a vó aprendeu que amor demais só fortalece. Então ela ama, ama e brinca de faz de conta. Vó educa, ensina – talvez a lição mais importante da vida: o amor, a sublimação do cotidiano. Vó liberta de conceitos e preconceitos – ela detesta tatuagem e piercing até que um dia um de seus netos resolva colocar. Daí, ela já olha com outro olhar e acha até bonitinho. Vó acha a voz do neto cantando “ Parabéns pra você’ perfeita, quase clássica. E os passos de balé da neta? Seus netos não estão nas Olimpíadas porque não querem!
 Hoje eu sei disso! Mas com uma pequena diferença: as avós mudaram muito! Tenho saudades do jeito de ser de minhas avós, mas não consigo me ligar a canjas, cadeiras de balanço, jeito manso de falar..É claro que o amor não mudou.
Muitas trabalham fora, outras voltaram a estudar, enfim, com as vovós em atividades, os netos só têm a ganhar, pois na casa da vó , onde “ quase tudo” é permitido, será também um local para desenvolver o conhecimento.Coisas próprias de vovó moderna!
As minhas avós eram donas de casa, costuravam,etc.  hoje, eu vovó, dirijo carro, tive que me alfabetizar em computador para viver no mundo do meu neto,“fuço” aparelhos eletrônicos, , uso celular, respondo e envio e-mails, navego na internet e mesmo assim, quando ele vem nas férias, encontro tempo para ficar com ele.
As avós de hoje, encontram muitos desafios: divórcio, distância física, trabalho fora de casa, compromissos mil( ajudam na educação dos netos, cuidam deles na ausência dos pais) e uma sociedade segregada por idade.
Mas mesmo com décadas de diferença, há semelhança entre a avó antiga e a avó de hoje. Quer ver? Minha avó não deixava ninguém me bater e fazia de tudo para me dar carinho. E eu também faço a mesma coisa!
Abrigada, minhas avós, pelas minhas lembranças da infância, das datas comemoradas e muitas vezes por terem me vingado, pois vocês eram as únicas que podiam dar  broncas em meu pai e minha mãe! Eta vozinhas danadas!
 Abençoe-me, minhas avós, em que dimensão estiverem!
Fique na paz!                           
Dilene


Um comentário: