quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MÊS DE AGOSTO

MÊS DE AGOSTO
E o ano está voando...Entramos no mês de agosto! Há quem diga que este mês é dotado de muita energia negativa, e por isso é o mês do desgosto e do azar. Você acredita? Não? Então, você se casaria em agosto, por exemplo? Ah, nada disso, não é? 
Confesso que  agosto não está entre os meus meses favoritos.. Geralmente esse é um mês que se arrasta pelos dias, não tem feriados.O clima não é dos melhores:  inverno com dias secos...
Em relação à crendice, é impossível negá-la devido a notoriedade que tem , não só aqui no Brasil.
Mas você sabe como tudo isso começou?
A expressão “agosto mês do desgosto”, não é nossa. Essa fama vem mesmo das bandas de Portugal. Segundo historiadores, no século XVI, as mulheres portuguesas não se casavam nunca no mês de agosto, porque era nessa época que os navios zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel  e, às vezes até viúvas .
Então, essa tradição ficou consagrada com a frase “ casar em agosto traz desgosto”. Chegando ao Brasil, essa frase  foi abreviada e assim agosto virou o “mês do desgosto”.
 Essa má fama do agosto, já existia bem antes das navegações portuguesas.  Foram os romanos que deram este nome ao oitavo mês do ano, uma homenagem ao imperador Augusto. Os próprios romanos naquela época, já acreditavam no mau agouro deste mês, período em que uma criatura horripilante cruzava os céus da cidade expelindo fogo pelas ventas. Na verdade, esse  “ dragão” era a constelação de Leão, visível nessa época do ano.  
E uma curiosidade: enquanto em terras brasileiras agosto causa temor, na Alemanha as moças se estapeiam por datas deste mês. Para as alemãs, o agosto é para elas como maio é para nós, o mês das noivas.
Existe também a expressão “agosto,mês do cachorro louco”. Isso porque nesse mês é que os cães são vacinados contra raiva. Ainda bem que isso ficou no passado porque hoje, há um rígido controle com relação aos nossos amigos de quatro patas.
E se você tem um cãozinho, não se esqueça de vaciná-lo, afinal ele é seu companheiro e precisa de cuidados...
Uma superstição meio nojenta dos nossos “hermanos” argentinos: existe uma crendice popular que não é aconselhável lavar a cabeça  durante todo o mês de agosto. Quem lava a cabeça em agosto está chamando a morte.
Dizem que na Argentina , só se lava o nariz no mês de agosto. Será?
Convenhamos, o mês de agosto nem merece tanto desprezo assim. Depende do sabor que você dá a ele: vamos parar de ter esse pé atrás com o coitado do mês.  Veja só! O mês tem uma grande vantagem: a expectativa da chegada da primavera , mês de setembro, manhãs temperadas, o renascimento das árvores, o florir de todas as cores...
É o recomeço de um novo semestre...impulso de reta final.
Nós é que fazemos o mês ser bom ou ruim. Então decidi fazer deste agosto de 2012 um dos melhores!
Vou curtir esses dias com muita intensidade e muita fé!
Fique na paz e bom mês para vocês!
                                 Dilene Germano


:

Nenhum comentário:

Postar um comentário