quarta-feira, 5 de setembro de 2012

E OS ESCÂNDALOS CONTINUAM...


Certa vez alguém disse, e eu assino embaixo:

“Integridade é uma questão de certo ou errado, não é uma questão política”.

Depois da série de escândalos que nós presenciamos esse ano na política brasileira, nas esferas federal, estadual e municipal, algumas palavras caíram no lugar comum...

Ética...

Honestidade...

Integridade...

Princípios que eram para ser básicos de qualquer pessoa - especialmente daqueles que estão no poder, ou têm a pretensão de estar, para defender os nossos interesses - acabaram sendo considerados como qualidades!

Não é vantagem nenhuma ser ético, honesto e íntegro! Isso é obrigação de todos!

E os escândalos continuam com a corda toda. Ataques, desculpas, roubos,fraudes, prepotência, medição de força e de poder. Nomes, nomes e mais nomes...

Corrupção: tem sido assim ao longo de minha geração atingindo  inúmeros políticos,  não adianta os partidários contestarem,gritarem e  se doerem, o melhor a fazer é ... conterem-se.

Diante disso,o que nós podemos dizer aos nossos filhos, aos nossos empregados? Sejam honestos? Sejam verdadeiros? Sejam homens de bem? Como fortalecer os princípios básicos da vida?

De repente eu ouço um amigo dizer sobre um funcionário dele: “o rapaz não é um bom profissional, é limitado e desatento, mas é honesto, então não o demito”. Pára! Honestidade é princípio básico, não se pode considerá-la qualidade especial!

Outra diz assim: “meu filho faz um monte de coisa errada, mas ele não mente, coitadinho!”. Que absurdo! Falar a verdade é outro princípio básico. Se ele também mentisse, seria um erro a mais! Falar a verdade não o redime de outros erros, é só menos um!

E de repente a gente ouve: “fulano não vai muito adiante, ele é só isso mesmo, mas eu nem discuto porque ele é tão humilde, tão delicado, tão simpático, ajuda tanta gente...” Pára!

Mas é assim... O mundo nos mostra tantos absurdos que nos contentamos ao encontrar pessoas que conseguem nos manter intactos, pelo menos em nossos princípios básicos! O pior é que do jeito que as coisas estão, acabamos considerando isso como uma virtude e tanto!

Que pena...!!!

Fique na Paz!

                     Dilene Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário