terça-feira, 13 de novembro de 2012

GENTILEZA


Outro dia, encontrei em uma determinada loja um casal de jovens, lindos e me parece, bem sucedidos ( um foi ex-aluno), por volta de seus 30 anos. Quando fui cumprimentá-los, fiquei um tanto desconcertada com a frieza e falta de gentileza diante do meu cumprimento.
Notei também um pouco de tristeza nos olhos do jovem. Imaginei mil coisas, mas não cheguei a nenhuma conclusão: será que fiz alguma coisa, não gostavam de mim, estavam, quem sabe, passando por problemas, estavam de mal com a vida e com as pessoas, ou estariam cansados após um dia extenuante de trabalho ou simplesmente falta de educação?
 O que quer que fosse, queria tirar essa coisa sem graça e doida que ficou em meu peito. Depois percebi que o problema não era só comigo, pois saíram sem se despedir dos  funcionário da loja aos quais, mal dirigiram  palavras.
Não quero pré julgá-los e nem entrar no mérito da questão. Só que esse episódio me fez refletir e lembrar de uma canção interpretada por Fagner ( não sei o autor) que é o retrato de um tempo em que o respeito e a educação era lugar comum nas relações humanas e que diz assim: “ Era uma vez um tempo dos pardais, há muito tempo atrás, quando havia fadas...No ônibus havia um anjo para guiar, outro para dar lugar  para quem chegar sentar...” .
 Éramos cordiais e educados... Respeitávamos os mais velhos, os professores, os mais humildes... admirávamos médicos que salvavam vidas...etc.
Num mundo onde muita gente vive de aparências, de condição social, é preciso ter cuidado com a imagem que se passa para as pessoas.
Nem todos os jovens ou jovens adultos, graças a Deus, acham a gentileza fora de moda.
Quer ver? Ainda existem pessoas que no ambiente de trabalho, ou mesmo em casa deixam um bilhete para aqueles que lhes deram alguma atenção quando precisou de um conselho, uma resposta, uma dica...
É tão bom encontrar  almas iluminadas de  educação e gentileza  que saibam dizer: “ por favor”, “ muito obrigado”, “ sinto muito” , como vai você?”  , “ bom dia” , “boa tarde”, “ boa noite” , “ fique com Deus”, “ foi um prazer vê-la.”  
Essas pessoas nem imaginam o retorno positivo que pode ter com esses pequenos gestos! Com certeza, também ganhará a boa vontade de todos, principalmente da próxima vez que precisar de alguém...
E a vida está sempre nos mostrando : nos precisamos dos outros!

Fique na Paz e com Deus!  Dilene Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário