terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

RESILIENTE...EU? (Dilene Germano)



Certa vez,  conversando com uma pessoa sobre minha experiência ao cuidar de minha mãe com a doença de Alzheimer durante quase 15 anos, ela  disse que eu era um tipo de pessoa resiliente. Na verdade, eu nem sabia o significado dessa palavra. Fiquei na dúvida: seria elogio ou algo pejorativo. Mas se tratando da pessoa em questão, não deveria ser uma coisa nem outra e também não era o caso de demonstrar minha ignorância.
 Acho até que este termo está na moda porque  ultimamente muitos amigos do face postam  definições de Resiliência. Mas naquela época a pulguinha da curiosidade ficou atrás da orelha e fui ao  google para saber.
Então, resiliência é uma palavra muito usada na psicologia a fim de conceituar a capacidade humana de superar traumas, enfrentar adversidades e extrair frutos das experiências dolorosas.
Na realidade, a psicologia pegou emprestada essa palavra da física. No âmbito da física, resiliência é a capacidade de um material retornar ao seu estado natural após sofrer um choque ou pressão.
Outra dúvida: será que sou resiliente? Quem vai tirar minha dúvida? Nada  mais  nada menos que Charles Darwin: "Os que sobrevivem não são os mais fortes da espécie, nem os mais inteligentes. Sobrevivem os mais flexíveis e adaptáveis às mudanças".
Aprendi!!!! Pessoas resilientes apresentam grande capacidade de adaptação. . . Luto todos os dias para ser uma pessoa assim, acho que ainda não cheguei no ponto, mas já melhorei bastante! Não que eu não me abata com problemas, mas consigo me reerguer com certa facilidade, só  que nem sempre é fácil.. de qualquer maneira há ainda um caminho a percorrer.Um dia chego lá...
Fique na paz!
    Dilene Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário