sexta-feira, 29 de abril de 2011

TELEMARKETING



Você já sofreu uma perseguição implacável  das centrais de telemarketing? Pessoas que tentam vender um serviço por telefone?
Deus me acuda! Isso é uma constante em minha vida atualmente. São chamadas irritantes, repetidas e inoportunas com um sotaque que não é o meu ( nada de preconceito) em horários inconvenientes. Sem tirar a insistência em vender um produto quando não estou interessada.
Um dos setores que mais me incomoda é a venda de cartões de crédito: o vendedor só falta empurrar o cartão  pela minha goela a baixo, via telefone. Não dá, é um engasgo só.
E quando vou registrar uma queixa ou cancelar um serviço! È uma verdadeira “ via crucis”. É um tal de transferir ligação que na maioria das vezes nem consigo   concluir o pedido.Olhe a falta de respeito: para adquirir um serviço tecle 1,  para reclamações tecle 2, para outros serviços tecle 3, para falar com o responsável do setor tecle 4. E quando você tecla o 4, eles transferem a ligação e fico esperando , ouvindo “aquela música de espera”
Fico imaginando como eles selecionam os telefones para oferecer determinados serviços. Eu não consigo entender com que direito as pessoas ligam para minha casa sem saber ou perguntar se posso atender, se estão me incomodando e ainda se acham no direito de se sentirem ofendidos porque não me interessa ouvir o discurso decorado e impessoal até o final.
Sinto muito pelos funcionários que são contratados para esse serviço. Sei que eles têm uma meta a cumprir e são obrigados a fazerem desse jeito. O que mais me incomoda é o dono do serviço por trás disso, que tenta me vender um cartão, ou renovar assinatura de revistar ou não resolver solucionar um problema .
Se não me respeitam na forma de abordar , porque eu confiaria nas “vantagens” que me oferecem? E bota vantagens nisso: um negócio onde só eu saio ganhando. Como é que vou acreditar nisso?
Aqui no Brasil? Ah!!
Só mesmo invertendo os papéis e fazer uma “ leve” vingança ao telefone. Quer ver?
Toca o telefone da minha casa:
- Alô!
 - Alô, poderia falar com o responsável pela linha?
- Pois não, pode ser comigo mesmo.
 - Quem fala, por favor?
 - Sete Monteiro
 - Sr Sete Monteiro, aqui é da Telefônica, estamos ligando para oferecer a  linha adicional onde o senhor tem direito ...
 - Desculpe interromper, mas quem está falando?
 - Aqui é a Rosicleide Judite, da telefônica, e estamos ligando...
 - Rosicleide, me desculpe, mas para nossa segurança gostaria de conferir alguns dados antes de continuar a conversa, pode ser?
 - ...Bem, pode.
 - De que telefone você fala? Minha bina não identificou. Você trabalha em que área na telefônica?
 - Telemarketing Pró Ativo.
 - Você tem número de matrícula na telefônica?
 - Senhor, desculpe, mas creio que essa informação não seja relevante.
 - Então terei que desligar, pois não posso ter segurança que falo com uma funcionária da telefônica.
 - Mas posso garantir...
 - Além do mais, sempre sou obrigado a fornecer meus dados a uma legião de atendentes sempre que tento falar com a telefônica.
 - OK. Minha matrícula é 34591212;
 - Só um minutinho enquanto verifico.
          ( Dois minutos)
 - Só mais um momento...
          ( Cinco minutos)
 - Senhoooor?
 - Pronto Rosicleide, obrigado por haver aguardado. Qual é o assunto?
 - Aqui é da telefônica, estamos ligando para lhe oferecer linha adicional, onde o senhor tem o direito a uma linha adicional. O senhor está interessado, sr, Sete?
 - Rosicleide, vou ter que transferir você para a minha esposa Dilene, por que ela é quem decide sobre alteração ou aquisição de planos de telefone. Por favor não desligue, pois essa ligação é muito importante para nós ( meu marido coloca o telefone em frente ao aparelho de som , deixo a música “ Festa no Apê” do Latino tocando no Repeat ( eu sabia que esse hit um dia iria servir para alguma coisa!) . Depois de tocar a música inteirinha  eu   atendo.
 - Obrigado por ter aguardado ... pode me dizer seu telefone, meu bina não identificou.
 - 103
 - Com quem estou falando, por favor? Para sua segurança esse telefonema está sendo gravado.
- Rosicleide Judite ( já demonstrando certa irritação na voz)
 - Qual a sua identificação na empresa ?
 - 34591212
 - Obrigada por suas informações, em que posso ajuda-la?
 - Aqui é da telefônica, senhora Dilene, estamos ligando para oferecer a promoção da linha adicional, onde a senhora tem direito a uma linha adicional. A senhora está interessada?
- Vou abrir um chamado e em alguns dias estaremos em contato para dar um parecer. Pode anotar o protocolo, por favor... Alô, alô...
 - Tu! Tu! Tu! Tu! Tu! tu! Tu!
 - Desligou...  Nossa, que moça estressada!

Fique na Paz! Pense bem , viva melhor!
                                                                   Dilene Germano



Um comentário:

  1. kkkkkkkkk Dilene, você é ótiima!!!!! Seus textos são excelentes!!!! Não vou comentar todos, mas todos eles são ótimos, de um humor refinadíssimo! Parabéns!! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir