quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

GENTE BONITA, PILATES È TUDO DE BOM! (por Dilene Germano)


Esses dias me perguntaram onde faço Pilates, como era, qual o resultado. Daí, resolvi fazer este post para contar um pouco.
Pratico Pilates, por indicação médica, e faço aulas 3 vezes por semana. Tenho 68 anos, 2 filhos , 1 neto. Dos 18 aos 63 fui professora, mãe, dona de casa,  e mais uma variedade de funções. Resultado: abandono do corpo e danos articulares, musculares, postura e por aí vai.
Hoje aposentada, posso descansar sem pressão de horários, um prêmio saboreado justamente. De repente comecei a ter dificuldades para abaixar e pegar algo no chão, a virar o pescoço para dar a ré, pular de pouca altura sem vergar os joelhos e o pior, esfregar os pés no banho. Nem vou mencionar maratonas, ginástica rítmica, pular de asa delta, escalada, trapézio,  e outros igualmente instigantes!
Diante desses sinais, conheci o Pilates e comecei vida nova. Deixei de regredir. Claro que senti dores, sinto algumas ainda, mas como se diz: depois dos 50 se você acordar sem dor é porque morreu! É verdade!
Bem, então, fiquei fã do Pilates e, consequentemente, da Dra Érika Pontes (fisioterapeuta e minha professora), que sempre disse a que veio.
Tá certo que às vezes tenho a impressão de que ela quer me preparar para o Brasil 2016,  tamanha a dedicação e incentivo. Mas prefiro assim: profissionalismo e honestidade andam em falta no mercado!
Mas, o que é o Pilates? Segundo a Dra Érika,” o método pilates é um trabalho que se baseia em exercícios de força e mobilidade utilizando para tais, técnicas e exercícios específicos. Esse método, além de trabalhar toda a musculatura do tronco, ele trabalha também a respiração, coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade, alinhamento e consciência corporal, força muscular do corpo como um todo, além de ajudar a reduzir o stress.”.
Muita gente me pergunta se emagrece. Não é esse o objetivo, mas posso dizer que  tem muitos outros benefícios. Mas tem gente que me encontra na rua e jura que perdi peso. Deve ser porque o Pilates recoloca a musculatura no lugar e corrige os defeitos da postura, o que dá a impressão de que a gente “encolheu”. De repente...quem sabe????
Eu já consigo sentir o abdômen mais forte e começando a ficar mais retinho, eu tinha dor nos joelhos e hoje já melhorou, desenvolvi uma percepção melhor da mente e do corpo ( aprendi a sentir melhor cada parte do corpo, respirar melhor, etc...). Saio das aulas muito relaxada (mesmo quando as aulas são mais pesadas), durmo melhor e a maior vitória foi ter aposentado o rivotril.
Acordo muito mais animada!Antes era meio “enferrujada”... agora estou sentindo que meu corpo está alongando conforme eu pratico o pilates e ainda minha postura está muito melhor.
Bom mesmo é perceber pequenos grandes ganhos em movimentos habituais do dia-a-dia, antes dolorosos e impraticáveis que nem vou listar aqui porque podem parecer banais, mas fazem a diferença entre passar o dia bem ou mal, entre ser independente ou precisar de ajuda!
A prova dos nove a favor do Pilates foi quando tomei um tombaço na calçada de uma loja. O fato é que minha máquina já anda sofrendo os desgastes da osteoporose e na hora pensei: quebrei tudo!!!!! Para minha agradável surpresa, levantei inteirinha, só com uns leves arranhões. Sabe por quê, gente bonita?  Músculos fortalecidos, alongados e mobilidade das articulações! Tudo isso, feito nas aulas com  movimentos  sem nenhuma pressa e com muito controle.
Na verdade, não é uma atividade leve, as aparências enganam. É preciso esforço sim, pelo menos para mim.Além de ter que ficar com o abdômen contraído, chega a dar uma dorzinha, mas confesso que eu gosto apesar das dores ( no início).
Realmente, tem me ajudado bastante. Corpo e alma. Faço na Cemedifir, num atendimento personalizado, com sala climatizada, sonorização super louge ( adoooro) , aparelhos de alta tecnologia, atendimento profissional excelente, a simpatia e o bom humor da secretária Eliana, enfim  um  clima extremamente agradável,
Olha as minhas fotos fazendo as poses da aula...
Há ...há...há... vergonha...eu sei... mas gosto tanto que resolvi tirar as fotos para contar para vocês, e nem me importei... 
Gente bonita, Pilates é tudo de bom!
Fique na paz!
Dilene Germano






Nenhum comentário:

Postar um comentário