quinta-feira, 24 de julho de 2014

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE OUTRAS FLORES (Dilene Germano)

 Andando pelo pomar e pela horta, estava em busca de flores, de belezas nem sempre mostradas. Admiramos as flores de nossas praças, de nossos jardins, flores de todas as cores e matizes, mas bem poucos de nós atentamos para outras flores. E cada uma delas também tem sua beleza, porém escondida  atrás de sua função maior - o alimento.
Quantas cenas do cotidiano que deixamos de registrar na memória, pois acabam passando despercebidos pelo nosso olhar, devido a correria do dia-a-dia. Um deles é a beleza da vida vegetal.
As flores de alguns frutos, legumes ou verduras são deslumbrantes, e muitos ainda, não sabem quão é belo observar o segmento do seu ciclo natural, com o desabrochar de suas lindas flores em diversas cores, texturas, formas e perfumes. É mais um capricho desta natureza tão sábia e tão generosa, mas que nem sempre é notada, admirada e valorizada como deveria ser. 


 Flor de pimenta.Tão branca, tão pura. Nem parece que dela sai o fruto vermelhinho e ardido…


 Você conhece a flor do café? Olhem como é linda!!O ar fica com um perfume maravilhoso. Essas flores se transformam em grãos e ficam assim...



 
  Meu pé de quiabo florindo...Linda a flor do quiabo.


 Esse pé de maracujá estava enfeitando uma cerca e aproveitei a oportunidade para clicar essa belezura. A flor do maracujá é  conhecida como a "Flor da Paixão" por apresentar num simbolismo caprichoso da natureza o sofrimento da Paixão de Cristo: coroa , açoites , cravos , chagas ..


 Imagens que dizem quando as palavras calam...Existe cor mais linda?


 Olhei, cliquei e adorei. Considerada como símbolo do amor e fecundidade. Estou falando da romã.Provavelmente você conhece romã, mas a flor da romã você já viu???Flor de romã da minha horta, No quintal. Linda, não?


 Além de linda, delicada é perfumada...Se cheiro saísse na foto, você ia sentir o seu irresistível perfume. è a flor da laranjeira, sorrindo para o sol!.


 Tão florido! Este ano vai ser daqueles de andar de guarda-chuva  no pomar, pra não ter manga caindo na idéia...


 E  a flor da jabuticabeira? Ah, imagino que a maioria de nossos amigos só conheçam a doce jabuticada das bancas das  feiras ou das prateleiras dos  supermercados, não é? Pois trouxe para vocês uma jabuticabeira em floração, pronta para dar seus primeiros frutos.
Crescendo em meio nos fundos da casa, ainda jovem, mas já produtiva, mostra seu tronco completamente florido, e uma ou outra fruta já amadurecendo, para alegria nossa e dos tantos pássaros que a visitam diariamente.


 Tudo começa com uma pequena flor....A florzinha cai e o limãozinho começa a crescer....


 Começou a nascer o que seria a flor da bananeira, de onde é gerado o cacho de banana. Ele foi se abrindo e foi aparecendo as bananinhas, que virou um lindo cacho!!



 Esta foto de um coqueiro, de uma certa distância, com um cacho de flores, lá no alto. Ao cair da tarde ele brilha sob os raios solares.


 A bela flor do noni. As flores têm entre 6 a 7 mm de largura e têm a forma de um sino. As flores murcham e caem dois dias depois de abertas. Uma pequena cicatriz redonda surje no lugar onde nasceu a flor. Esta cicatriz estará sempre visível no fruto. ....Aprendendo coma a flor do noni,  afinal, viver é mesmo cobrir-se de cicatrizes. E são essas cicatrizes que nos tornam mais fortes.


 É época de floração das abóboras, e me deparei com estas maravilhas! Consegui fotografar essa menina. È uma flor de abóbora, abre pela manhã cedinho depois fecham. Ressentimento, mágoa, raiva, Igual à flor de abóbora Não passariam de um dia!
 Fique na paz!
  Dilene Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário