sábado, 6 de dezembro de 2014

O CÉU DE ÍCARO OU O CÉU DE GALILEU? (Dilene Germano)

Antigo sonho do homem...voar...voar... ganhar o céu. Mas nem só de asas voa o homem, já dizia o antigo ditado. Herbert Viana tem uma frase genial que diz:  “O céu de Ícaro tem realmente mais poesia que o de Galileu”. Vejamos.  Pegando carona na mitologia grega, certa vez estava Ícaro e seu pai, Dédalo, presos no labirinto do Minotauro. Para escapar, construíram asas artificiais com pena de gaivotas e cera de mel. Antes de partirem, Dédalo alertou a seu filho que não voasse muito perto do Sol ou do mar, porque o Sol poderia fazer com que elas derretessem e a água do mar poderiam  eali-las pesadas demais. Mas Ícaro tinha um sonho e quis  ealiza-lo: voar junto ao Sol, e assim o fez. Porém, como dito pelo seu pai, as asas derreteram e ele caiu no mar Egeu.       
 Galileu foi uma figura científica muitíssimo importante, atuando na área de filosofia, física, matemática e astrologia. Foi o inventor do telescópio refrator, e passou a investigar o céu com seu telescópio, fazendo  descobertas que se mantêm firmes até hoje. Suas evidências serviram, por exemplo, para a formulação da teoria heliocêntrica.
Galileu passou a vida observando o céu de longe, formulando teorias, Ícaro arriscou a vida para ver tudo de perto.
 Se eu prefiro o céu de Ícaro ou o de Galileu? Vou ponderar antes de responder.  Acho que dá pra mesclar um pouco dos dois... o progresso científico almejado por Galileu associado à beleza da mitologia do “voo de Ícaro”. Ninguém é intrépido todo o tempo e também precisamos da razão e do bom senso pra nos trazer para a vida real... Algo como cabeça nas nuvens mas com os pés no chão. E a ciência com poesia tem o poder de nos aproximar de Deus. Basta olhar com os olhos certos.
Voltando a letra da Musica dos Paralamas do Sucesso:” O céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu. (...) Querendo enxergar mais longe sem saber voar, desprezando as asas que você me deu. Tendo a Lua aquela gravidade aonde o homem flutua merecia a visita não de militares, mas de bailarinos e de você e eu.”
 E aquela Lua lá no céu? Lua Bom... Mas a Lua... Ahhhh... A Lua ! A Lua é qualquer coisa, não é não?! Eu me contento de olhar para ela aqui da Terra mesmo. A Lua tem “it”, “élan”. É mesmo imantada. Sou sua eterna admiradora. Adoro ficar olhando para ela boiando no céu. Especialmente quando está cheia; linda, prateada, redonda e grávida.
Taí a Lua dos poetas que não me deixa mentir. E eu sempre fui um fiasco em matéria de Ciências Exatas.  É isso então... eu fico com o céu de Ícaro. Agora feche os olhos e bons sonhos !
Fique na paz!

Dilene Germano



Nenhum comentário:

Postar um comentário