terça-feira, 2 de dezembro de 2014

SUA MAJESTADE, O URUBU (Dilene Germano)

 Sua majestade, o Urubu: Como todo e qualquer ser vivo ele tem a sua particularidade. Você pode me dizer que ele é nojento porque come carniça... Mas eu não me sinto no direito de julgar os hábitos alimentares dele. Além do que, acho que ele é muito bonzinho de não tirar a vida de ninguém pra se alimentar, tomando a decisão de aproveitar aquilo que já está morto.



Glamouriza-se tanto outras aves de rapina, fala-se tanto da beleza dos gaviões e das águias... E não se fala que em todo esse esplendor, eles também comem carniça de vez em quando. Pelo menos é o que tenho visto  aqui por perto do sítio... A vida não tá fácil pros gaviões, não existem muitos bichos vivos para serem caçados.
Que tal um outro olhar? Deixando de lado esses dois pontos (tipo de alimento e cheiro) vale observar a aparência do urubu.
 

O ponto é: os urubus são bonitos. O Urubu tem uma beleza única, sua cabeça e pescoço são bonitos. Pesquisando descobri que  eles vivem a vida inteira em uma única união como casal,  é a única ave que ganha altura sem bater as asas, ele é referência para os aviadores,  pois eles conseguem estar onde há correntes de ar quente, e essas correntes são excelentes para as aeronaves que estão em voo, principalmente se houver problemas com os motores das aeronaves durante o voo. Os pilotos tendem a direcionar suas aeronaves para onde há urubu voando.
Nossas matas, praias e áreas urbanas são limpas por causa da ação do urubu.


E
 E o fato da humanidade denegri-los só acontece porque estamos acostumados a julgar demais o que os outros comem, seja no sentido literal, seja no sentido figurado. E eu precisava tornar isso público, porque até hoje me sinto culpada por não ter interrompido as histórias falando mal do urubu.


Afinal, mau é aquele que conta uma história tão cruel, sobre um bicho que contribui tanto para o equilíbrio ecológico, e que fica tão lindo de asas abertas, num desses voos rasantes. Assisti e bati essas fotos amadoras.
Foi um Show. Assisti perplexa e extasiada.
Com o olhar acompanhei seu voo até perdê-lo de  vista. E imagino, esse seu voo/show foi para dizer-me: Bom Dia!!!
Não sei se cansado de ser sozinho e solitário ele resolveu ir embora.
Passei a gostar de urubus. Apesar de não ser flamenguista!!!!
Fique na paz!

Dilene Germano

Um comentário: