segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

AH, O SAPO! ESTE SER TÃO INJUSTIÇADO! (Dilene Germano)

 Imagens desse tipo te provocam sentimentos do tipo “wowwwwwww”, ou tipo “AAAAAAAAAAAAAAAAAAAh”?Tem gente que tem nojo de sapo. Isso é puro preconceito! Também já tive, hoje não tenho mais. Este simpático "sapinho" de estimação (aliás eu já falei sobre ele, Ferdinando I)  tem todo o seu domínio e reinado nos jardins daqui de casa. É  o meu jardineiro noturno.  Um sapinho desse não faz mal a ninguém . Com ele aprendi a não ter "nojo" de sapos e sim a aprender a manuseá-los.  Não tem aqueles caras que pegam cobras, serpentes, escorpiões, etc. ?  Então, estou evoluindo...rsrsrs Eu me surpreendi. Nunca imaginei que teria coragem de segurar um sapo! E sem o menor nervoso segurei o Ferdinando, que foi super educado e gentil.




Em condições ambientais favoráveis ele é um bichinho super limpinho, mais limpo até do que cachorro! E é mentira que ele espirra leite e que a gente fica cega. Fui ao oráculo do google para pesquisar sobre esse bichinho. E descobri que sapo não é nenhuma vaca leiteira para produzir leite.rsrsrs, Ele secreta sim um líquido venenoso no caso de ser mordido por algum animal; o leite escorre para a boca do bicho intoxicando-o e assim meu amigo sapo tem chance de se salvar! E  mesmo que você entre em contato com essa secreção o máximo que pode acontecer é uma irritação se estiver com algum ferimento ou em contato com alguma mucosa.

Se aparecessem mais sapos nas nossas hortas a gente poderia aposentar os inseticidas. E é justamente porque vivemos num mundo cada vez mais poluído e onde se consome agrotóxico que nem refrigerante que os sapos, coitados, vêm desaparecendo. Por isso, nunca mais tive nojo de sapo. Rãs costumam ser mais carismáticas, é claro, mas os sapos também têm seu valor.



 Lembro da música do sapo que não lava o pé. Gosto quando a letra reforça que ele “não lava o pé porque não quer” e porque tem mais consciência do que muita gente, de que  não se deve desperdiçar água nesses tempos de penúria hídrica. Esperto esse sapo. Decidido. Consciente. Sabe o que quer e hoje, definitivamente, ele não vai lavar o pé.  Não mesmo. Fim de conversa.
  E mesmo que muitos digam que não gostam lá da aparência dos sapinhos, pra mim eles são seres fantásticos e imprescindíveis ao equilíbrio da natureza...Se não fosse por eles, a população de insetos e artrópodes ao nosso redor, aumentaria de modo surpreendente...
Resumindo:Muito melhor a companhia de alguns sapinhos, do que um montão de mosquitos transmissores de doenças por aí... Então, que os sapos continuem cantando e celebrando a vida, a cada chuva boa de nossos verões!!!
Fique na paz!

Dilene 

Nenhum comentário:

Postar um comentário