quarta-feira, 4 de julho de 2018

APACORPODANPADOPO PAPALAPAVRASPA (Dilene Germano)



 Quando era criança minhas coleguinhas me ensinaram a  falar a língua do P ( não tem nada a ver com partidos políticos, ok?)
Na verdade é uma "língua secreta" usada por alguns para conversarem secretamente, ou apenas para se divertir. Eu custei para aprender. Tinha que ficar treinando quase o dia inteiro.
 Pelo menos ela nunca caiu nas provas e vestibulares que fiz. Menos mal.
 Não sei se vocês se lembram, mas a cada sílaba, acrescentávamos a similar com P. Mais ou menos assim: BOM DIA ficava... BOMPO DIPIAPA! Ou ainda uma BOA NOITE PARA VOCÊ ... BOPOAPA NOPOIPITEPE PAPARAPA VOPÔCEPÊ !!! E eu acreditava que estava falando a língua estrangeira mais bacana de todo o universo. Claro que quanto mais praticava, mais rápida ficava na falação. Às vezes saía cada coisa esquisita... Era uma farra só!
Bons tempos, esses, de infância, onde a imaginação corria solta, sem precisar fazer muita força. Qualquer coisa virava uma brincadeira, novidade, e rapidinho a rua inteira queria aprender a nova invenção.
A infância acabou e a língua do P foi embora. O tempo passou.   Não dá para brincar de inventar outra língua. Mas quem sabe dá  pra gente brincar de acordar palavras, que há muitos anos, dormem em dicionário? Ou adormecer aquelas que insistem em nos prejudicar?
Então? Vamos entrar nessa? . Hoje tirei do sono essas palavras para dar de presente a você: Livre, Terra e Irmão, Pátria, Trabalho, Justiça, Verdade, Ética, Liberdade, Direitos e Deveres, Afeto, Compaixão, Fé, Paz e Luz.
E ainda despertei  com Elegância, palavra magica que tanto precisamos, e  ainda colocaria a Gentileza de plantão na porta. O mundo está carente destas palavras em Atitudes, 
E que adormeça  a Intolerância e outras tantas Mazelas, que só fazem desagregar e causar mal estar para nós
Que sigamos sempre adormecendo as palavras feias, para acordar só as que trazem coisas boas, as que enfeitam nossa alma e a de quem estiver por perto.
 Está difícil, mas conto com a  ajuda de vocês, para fazer dormir  palavras que há muito andam acordadas e que nos machucam e insistem em não dormir: Fome, Opressão, Corrupção, Violência, Desrespeito, Mentira, Prepotência, Arrogância, Desunião...
Ao levar as palavras para o sono, descobri outra, meio sonolenta : BRASIL...   lá... no seu berço esplêndido ! Vamos nos unir e juntos, gritar  bem alto: ACORDA BRASIL!! E por favor, não vamos deixa-lo dormir de novo!!!!!
Abri as páginas do dicionário, e não é que voaram como borboletas para o céu adentro as palavras: PAZ, EPERANÇA e RESPEITO. Penso que muito em breve nós vamos ler estas palavras no rosto de cada um.
E você, que palavras acordaria e que palavras colocariam para “nanar”?
Fique na paz!
Dilene Germano




Nenhum comentário:

Postar um comentário