domingo, 16 de junho de 2019

EMPODERAMENTO DOS IDOSOS E IDOSAS ( Dilene Germano)




Muito se fala hoje em dia sobre o empoderamento. Da mulher, do negro, dos estudantes, das comunidades LGBT e por aí segue... .Que tal o empoderamento dos idosos? 
O conceito de empoderamendos  social é dar direito a uma comunidade para que tenha voz e decisão.
São homens e mulheres que cuidam de sua saúde, da sua vida social e das atividades econômicas de dar inveja aos mais jovens.
São idosos empoderados do seu papel na sociedade, na política e na economia.

Mas porque estou tocando nesse assunto? É porque a velhice é algo que assusta , é quase feio tornar-se velho. Se não fosse feio , porque usar o adjetivo para qualificar ( desqualificar, melhor dizendo)  como já aconteceu comigo e com tantos outros. Na avenida Cardoso Moreira, sempre dirijo mais  devagar à procura de uma vaga para estacionar e de vez em quando, os  mais jovens ágeis , querendo abrir caminho a todo custo, e os menos educados soltam o que consideram palavrão: “ Só podia ser uma VELHA (em maiúsculo e grifado mesmo)!”

Há alguns ditos sobre a velhice, que associam os de mais idade a algo pejorativo como alguns abaixo: 
“ velho não se senta sem “ui” e nem se levanta sem “ai”. Quem gosta de velho é reumatismo, rede, cadeira de rodas fila do INSS”.

Que horror!!. Não está na hora de mudar esses preconceitos? Afinal , somos uma geração que vem ao longo do tempo quebrando todos os paradigmas  e só quem lutou sabe o que isso significa.

E a luta deve continuar contra os preconceitos contra  os idosos  e seu direito de participação ativa na sociedade.
Infelizmente,  a maioria da população não está acostumada com uma convivência   onde os idosos são respeitados . Por isso até já fizeram o Estatuto dos Idosos, onde ali garante o seus direitos. DIREITOS ESSES QUE NEM SEMPRE SÃO RESPEITADOS  , principalmente por aqueles que foram vítimas de uma má educação..

 Devagar com o andor, gente bonita ...porque já li que começamos a envelhecer pelos vinte anos.  Velhice impacienta os jovens , pois a velocidade dos velhos é outra, . Para eles, envelhecer é chato porque há de se pisar no freio, o corpo assim o exige.  Sabedoria? De quem? Se não se sabe algo, vamos ao Google e lá está tudo.
A  beleza está na juventude. Principalmente para as mulheres, já nos diziam as pinturas renascentistas .

Então ...os padrões de beleza mudam . Ok, a Monalisa não é de fato bonita ( talvez sorrisse com discrição por não ter dentes).  E as mulheres de Rubens , do período barroco?  Para os padrões de hoje, teriam de passar por regimes severos para se encaixarem nas roupas tamanho 36 , E mais , a média das modelos fotografadas talvez não chegue aos vinte. Então, você não é mais ligeira, se não veste 36.

A vida passou voando para mim, como passa para todos. Fui envelhecendo da melhor maneira que consegui. Hoje , depois de tantos anos, de luta contra meu próprio corpo , sinto-me um pouco mais confortável comigo mesma. Eu encontrei aquela pessoa que sempre quis ser. Acho um ganho incrível.

Hoje, tenho a confiança de acreditar ter feito a melhor escolha. Pode haver quem não goste. Tudo bem, eu entendo. O importante mesmo é saber escolher. E eu escolhi . Esta aí sou eu. Com minhas rugas , meus cabelos pintados. Sou eu. Com minhas fotos. Minhas brincadeiras. E estou sorrindo...

Fique na paz!
Dilene Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário