sábado, 7 de maio de 2011

ENSINAMENTOS DE MINHA MÃE

ENSINAMENTOS DE MINHA MÃE – ( Dilene Germano)

Mãe, você sempre entrou em minha vida, e por isso se tornou uma pessoa necessária para iluminá-la. Você me fez capaz de amar, de ser generosa, solidária, tolerante, justa, responsável. Ajudou a conhecer-me, a corrigir-me, mostrando-me dentre tantas, que uma das leis mais importantes é a que conduz à liberdade, à responsabilidade, à ética, ao amor em todos os sentidos ( principalmente a Deus), porque esta é a verdadeira lei.
Ensinou-me e guiou-me até que eu me tornasse também capaz de ensinar e mostrar a meus filhos o verdadeiro valor de cada um ( mesmo que eles ainda não acreditem). Mostrou-me que eu posso ser aquilo que meu pensamento, meus sonhos, minhas idéias, minha postura querem que eu seja. Que quanto mais eu me superasse, mais meus horizontes  se ampliariam.
Apesar de sua pouca escolaridade, você tinha a sabedoria da generosidade, da alegria, do caráter incontestável, do perdão, da justiça, dos limites.Com você aprendi que na vida existem muitos caminhos que muitas vezes oferecem opções, oportunidades e desvios e que por uma distração ou curiosidade podemos entrar onde existe uma placa de “ passagem proibida”. Por isso, você me dizia: “ um minuto de distração, no lugar errado, com pessoas erradas, pode colocar toda uma vida a perder, portanto, procure estar sempre alerta para não entrar na contramão.”
Com a sua constante preocupação, seus conselhos e seu exemplo, comecei a prestar mais atenção nas placas e avisos ao longo do meu caminho.E olhe que eu só tive a ganhar ( conselho de mãe vem de Deus !)
Lembro-me perfeitamente quando me dizia para tomar cuidado com minhas companhias, com os lugares por onde ia. Parece-me ouvi-la : “ Diga-me com quem andas e direi quem és”. Na época, eu não aceitava muito, mas graças a Deus não era meu costume desobedecer, porque hoje, essa frase é uma constatação: o meio em que nós vivemos é capaz sim de influenciar na nossa maneira de ser.E aprendi a dizer: diga-me com quem andas, e direi...se vou contigo.  As  influências negativas ou positivas não são trazidas até nós somente pelas pessoas , mas também por situações. Por isso, quantas vezes me livrei dessas parcerias de ódio, tristeza, inveja, intolerância, vulgaridade, falta de respeito, que poderiam me trazer péssimas conseqüências. Por outro lado, graças a você eu me reunia em grupos de amigos da alegria, do sucesso , da harmonia, da paz, da garra.E quantas foram as minhas vitórias, ou melhor, as nossas vitórias!
Vêm à lembrança nesse exato momento, a mãe autoritária, emotiva, me dando ordens, impondo limites, algumas chineladas ( merecidas), controlando meus excessos, suas noites mal dormidas, suas orações. Mas sei que nessas horas, nossas discordâncias foram bem menores que o amor que nos une.
Os anos foram se passando, voaram rapidamente e hoje, mãe, agradeço  por ter me protegido, por ter me empurrado, por ter me segurado, por ter me soltado e principalmente por  sua torcida, por seus aplausos sempre na primeira fila do grande show que é a vida.
Você que sempre lutou para que eu me tornasse uma pessoa “ do bem” , que não poupou esforços para que eu me tornasse uma profissional respeitada, hoje está acamada portadora da doença de Alzheimer , numa fase crítica passando por CTI, quarto de hospital ou em casa .
Resta-me rogar a Deus que seja misericordioso e que não a deixe sofrer mais do que Ele ache necessário e que me dê forças para que eu possa ajudar  a carregar a parte mais pesada de sua cruz .E se Ele achar que eu não posso dividir o peso da cruz, então peço que até Ele a levar, que evite seu sofrimento, pois sei que ela passa por esse momento por algum motivo especial.
Enquanto estiver do meu lado, mãe, você continuará me dando lições de vida: sua força, sua coragem, sua persistência incrível de vencer doenças oportunistas como pneumonias, dengue, conseqüências da imobilidade de 10 anos.
Nesse dia, gostaria que você pudesse entender o meu agradecimento por tudo o que você me proporcionou, mas como isso não é possível, tenho certeza de que o amor e a gratidão que estão nas entrelinhas, você há de sentir.
Espero passar para meus filhos o que aprendi e aprendo com você e que eles possam trilhar um caminho de sucesso, paz, alegria, prosperidade, amor, amizade e principalmente respeito por eles próprios e pelos outros.
Mãe, gostaria de ser uma xerocópia de você, e sei que não sou a melhor mãe do mundo ou a mãe perfeita, mas sabe, hoje eu não acredito muito em perfeição. Prefiro acreditar em coisas e pessoas boas como você e meus filhos!

Mãe, estou terminando essa mensagem com lágrimas de emoção, não me importa o que possam pensar sobre isso, me importa o sentimento de união dupla pois ao mesmo tempo me sinto sua filha e sua mãe.

  Dilene Germano



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário