quarta-feira, 21 de junho de 2017

PALAVRAS DE AVÓ: QUANDO VOCÊ ESTIVER TRISTE: TRANCE O SEU CABELO!(Dilene Germano)


Na infância,  adorava quando minha mãe  fazia tranças em mim. Era uma coisa tão boa, gostosa , que nunca pensei na força que me trazia, e que até hoje a simples lembrança dela ainda me traz.

Como um ato tão simples pode ser tão rico. Só mesmo a tradição para nos lembrar quanta coisa pode estar por trás de um gesto.

É disso que fala esse texto poético que achei na net A autora é uma mexicana contemporânea, chama-se Paola Klug . (Historia contada pelas ‘abuelas’ da Nicaragua)

“Minha avó me dizia: quando te sintas triste, menina, entrança o cabelo, prende a dor na madeixa e deixa escapar o cabelo solto somente quando o vento do norte sopre com força. O nosso cabelo é uma rede capaz de apanhar tudo, é forte como as raízes do cipreste e suave como a espuma do atole.

Que não te apanhe desprevenida a melancolia, minha neta, ainda que tenhas o coração despedaçado ou os ossos frios com alguma ausência. Não deixes que a tristeza entre em ti com o teu cabelo solto, porque ela irá fluir em cascata através dos canais que a lua traçou no teu corpo.

Trança a tua tristeza, dizia. Trança sempre a tua tristeza.

E na manhã, ao acordar com o canto do pássaro, ele encontrará a tristeza pálida e desvanecida entre o trançar dos teus cabelos”…

E homenageando esse maravilhoso texto , trancei meu cabelo. Não há tristeza que não se entrelace...
Dilene Germano

Fique na paz!

Um comentário: