segunda-feira, 23 de outubro de 2017

E SE EU ESTIVESSE DO OUTRO LADO?.(Dilene Germano)


Tenho andado com muita preguiça dos acontecimentos diários envolvendo  brincadeiras maldosas nas ruas, na internet, nas escolas, nas redes sócias, na televisão, nas igrejas, no nosso dia a dia...que humilham  e desmerecem  pessoas por  escolhas que fizeram  e que são  diferentes do "senso comum" (sem entrar no mérito de se são certas ou erradas)...E que sofrem por isso...
Ai...eu me  pergunto:  Imagina as pessoas que são desmerecidas todos os dias por serem diferentes em raça, idade, peso, credo, gênero ou orientação sexual?
Antes de criticar, julgar ou mesmo "brincar" com alguém, devemos parar e pensar: se eu estivesse do outro lado, será que eu levaria na brincadeira ou me sentiria ofendida? Quando uma pessoa trans te pede para ser chamada pelo nome social, chame. Quando uma pessoa afrodescendente pede pra não usar expressões do tipo "a coisa tá preta", não use.  Quando alguém de classe social inferior à sua cruza com você na rua, não aja como se essa pessoa fosse te roubar. Quando um casal homo afetivo decidir adotar uma criança, comemore. Existem muitas crianças abandonadas no mundo precisando de um lar. Quando alguém de escolha religiosa diferente da sua fala sobre sua fé, procure se informar antes de julgar. Quando algum amigo seu falar que decidiu virar vegetariano ou vegano, apoie (ou, pelo menos, não julgue).
A vida do outro não é sua, você não tem nada a ver com isso, a escolha do outro não muda em nada a sua vida. Deveríamos parar de querer controlar o mundo e "encaixar" tudo e todos na nossa "verdade".
 O mundo precisa de mais humildade! E humildade é estar ciente que somos imperfeitos e que precisamos estar o tempo todo vigiando nossas ações e pensamentos, pois, quando estamos distraídos é que essas coisas infelizmente acontecem. 
Qualquer um de nós pode estar cometendo uma tremenda injustiça (ou mesmo uma grande falta de educação) sem saber. Por isso, devemos parar e ouvir o que os grupos de militância tem a dizer. Pois não temos como adivinhar como o outro se sente após uma ação da nossa parte, a não ser que esse outro nos conte.
Termino essa mensagem compartilhando com você um poema que foi musicado pelo talentosíssimo DJ Vintage Culture, chamado "MANIFESTO"que achei, vasculhando o Youtube. Pois tenho certeza de que a música fala diretamente com a nossa alma.
Fique na paz e no exemplo do maior exemplo de amor e humildade!

Dilene Germano








Nenhum comentário:

Postar um comentário